sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Adultos Saudáveis

Os desejos infantis que vemos nos sonhos e fantasias exercem grande poder no nosso inconsciente, influenciando o comportamento na vida adulta. São esses desejos infantis que dificultam nosso crescimento, com expectativas impossíveis de serem realizadas. Crescer exige tempo e pode demorar muito até alcançarmos o equilíbrio entre o sonho e a realidade.
O senso de realidade permite uma avaliação exata de nós mesmos e do mundo exterior. Aceitar a realidade significa criar objetivos possíveis, compromissos e maneiras de substituir nossos desejos infantis, tornando-nos assim adultos saudáveis, e, como adultos saudáveis aceitarmos as nossas limitações e as falhas do mundo:
- Como adultos saudáveis, podemos abandonar e sermos abandonados,
- Como adultos saudáveis, podemos com segurança sobrevivermos sozinhos,
- Como adultos saudáveis, somos capazes de compromissos, e intimidades, e, ao mesmo tempo sozinhos,
- Como adultos saudáveis sentimos nosso Eu digno de ser amado, valioso e genuíno,
- Como adultos saudáveis sabemos que a realidade não pode nos oferecer segurança perfeita, amor incondicional ou controle absoluto,
- Como adultos saudáveis compreendemos nos relacionamentos de amigos, cônjuges, progenitores, a natureza limitada de todos os relacionamentos humanos.
Quando deixarmos de exigir demais das pessoas que amamos ou de nós mesmos, teremos aprendido que a vida é um sonho sob controle e que a realidade é feita de conexões imperfeitas.